09/03/2010

TCC - Justificativa

Na justificativa o acadêmico deve apresentar as razões que justificam a existência da pesquisa. A justificativa deve ser elaborada considerando três aspectos básicos: 1 – quanto a sua importância – nesse aspecto o acadêmico deve analisar o ambiente interno do objeto de pesquisa. Para justificar o projeto a partir de sua importância o aluno deve recorrer aos objetivos estabelecidos na pesquisa. O objetivo estabelecido no primeiro exemplo é: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização.

Ex.: Sua implantação é importante tendo em vista que a organização tem um custo elevado com treinamento de pessoal fora da empresa e, ainda, os resultados desse investimento são bastante questionados pelos lideres. A utilização de uma estrutura própria de treinamento pode diminuir os custos e melhorar a qualidade.

2 – Quanto a oportunidade – inúmeras variáveis do ambiente externo influenciam e determinam as políticas de uma organização. Para justificar a pesquisa sob este aspecto o aluno deve considerar como oportuno algumas situações. Vejamos o exemplo 1: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização.

Ex.: O momento para implantar essa estrutura é oportuno porque com a abertura do mercado para empresas globais a organização vem sofrendo perdas sistemáticas de mercado devido a baixa qualificação de seu quadro funcional.

3 – Quanto a viabilidade – devem ser considerados os custos de realização e implantação do projeto, a facilidade e o acesso as informações, bem como o tempo para a realização do mesmo. Ainda quanto ao exemplo 1: Elaborar uma estrutura de treinamento e desenvolvimento para a organização. Ex.: Considerando que existe interesse por parte dos dirigentes da organização em elaborar uma estrutura de treinamento interno, já que a empresa destina uma grande quantidade de recursos para a realização de treinamentos externos, o projeto é considerado viável.

12 comentários:

  1. Estou acabando um TCC de Administração sobre responsabilidade social e essas dicas me ajudaram muito.
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bastante claro e rico, parabéns! Me será muito útil.

    ResponderExcluir
  3. Estou desenvolvendo um pré projeto em Administração sobre clima organizacional e essas dicas me ajudaram muuuito. valeu mesmo, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o conteúdo. Ajudará muito. =D

    ResponderExcluir
  5. Estou começando a fazer meu tcc e essas dicas são fundamentais para que eu faça um ótimo trabalho.
    esse blog é bastante claro e objetivo .. amei meus parabéns!*-*

    ResponderExcluir
  6. Bem meu nome é Isabely Quaresma sou da cidade de Sapé - PB estou finalizando meu t.c.c sobre Os Meios de Comunicaçao e a suas dicas para a elaboraçao de uma justifcativa me ajudaram e muito ja que faltava a justificativa para finalizar o capitulo 1 já que faltam poucos itens metodologia os restantes sao o de menos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Josivan C. Alves

    Show de bola, agrega valor nas pesquisas realizadas,para pessoas que buscam informações nas pesquisas, salve aos idealiazadores!!!
    TCC em Logística.

    ResponderExcluir
  8. Que conteúdo Show de bola. Adorei, me ajudou muito no meu TCC de Enfermagem geriátrica,
    motivos não me faltavam em relação ao tema, mas não sabia expor a justificativa.
    Depois dessas super dicas, encontrei clareza.
    Grata,

    ResponderExcluir
  9. Loliveira

    finalmente encontrei um trabalho sério, sinto que falta bons livro didáticos explorando este mercado, tudo que encontrei até a presente data, falta objetividade e clareza, logo não corrobora no trabalho cientifico.
    quando alguém irá perceber que chega de enlatado e das mesmice?
    bem chega de delonga, as suas dicas foram de suma importância para iniciar meu trabalho.
    parabéns sou seu fá.

    ResponderExcluir
  10. Estou na faze das justificativas do meu TCC e as duvidas são inevitáveis. Grato

    ResponderExcluir